quarta-feira, 10 de junho de 2009

Bolinho, bolinha, risole ...

Então, vou postar uma receita bem fácil de fazer e para quem, como eu, gosta de salgados e frituras, ok, não é muito saudável, todos sabem, mas de vez enquando é bom.

Essa é a base pra qualquer salgado praticamente, ai dependendo do formato e recheio que colocados dê o nome que quiser.

Ingredientes:
1/2 xícara de farinha integral
1/2 xícara de farinha branca
1 xícara de água
1 colher de sopa de sal
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite

Numa panela pequena coloque o azeite e leve ao fogo baixo, enquanto isso corte o alho em pedacinhos, quando o óleo estiver quente coloque o alho na panela até dourar, depois disso acrescente as farinhas, o sal e em seguida a água, mexa sem parar [ainda com fogo aceso] até formar uma massa única, depois disso desligue o fogo e espere esfriar a massa.

A massa tem que ficar de uma maneira que possa ser moldada, depois de fria, coloque farinha numa bancada e estique com rolo de cozinha mesmo, pode ir colocando farinha pra não grudar nem na superfície, nem no rolo, depois de bem fina, eu costumo cortar em quadrados, pode também fazer formas redondas [ com um pires ].

Dentro destes coloca-se o recheio [pode ser aquela proteína que está na geladeira, temperada] e faz o formato que quiser, bolinha, coxinha, rolinho, risole, etc.
Em seguida coloque uma pequena quantidade de óleo na frigideira e quando estiver bem quente, coloque os bolinhos e virando sempre até estar bem dourado. Pode servir com um molho agridoce.

Para uma cara bem de salgado pode, antes de fritas, passar o bolinho na farinha de rosca.
E o alho pode ser substituído por cebola bem picadinha e pode colocar ervas pra temperar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário