quarta-feira, 29 de abril de 2009

PÃO DE "QUEIJO" VEGAN STAFF

Acho que essa não poderia ser a segunda receita a ser publicada por aqui. Essa teria que ser nada além do que a PRIMEIRA!


Antes de sabermos do que se trata, penso ser de extrema importância contar a história dela.

Logo nas receitas seguintes, vamos tentar colocar as receitas de uma forma mais padrão mesmo, mas é que esta, por ser a primeira receito do blog e tão somente a receita que fez história dentro da VEGAN STAFF.org

Tudo começou com a própria VEGAN STAFF.org, e em meados de 2006, no seu plano de criação de outros capítulos que se alastrariam por todo território Nacional.


O segundo capitulo da VEGAN STAFF.org foi o declarado em Ribeirão Preto (após a declaração do primeiro, que foi no Rio de Janeiro), interior de São Paulo. Lá foi formado a histórica K1 – Kommune #01. A K1 era praticamente a base de operações da VEGAN STAFF.org pelo período que ela existiu na cidade. Porém a K1 teve a sua inauguração e a sua dissolução (que se deu por motivos pessoais e de cunho emergencial) em datas bem determinadas.

As atividades da K1 se limitavam em atuação na região de sua sede. Lá foram idealizadas e proferidas muitas das mais importantes ações da VEGAN STAFF.org no Brasil. Junto com o capítulo do Rio de Janeiro, a K1 fez barulho pelo interior de São Paulo.

E foi justamente nesse contexto, que as baratas logo se mudaram do apartamento que estava abandonado e que foi ocupado por membros da então recém lançada VEGAN STAFF.org K1.

E onde havia o silêncio, pontualmente às 9 horas de toda manha, o manifesto da VEGAN STAFF.org era lido na varanda, em alto e bom som. E dentre tanto barulho, na sala, nos quartos, na sala de Luta, também existiram os barulhos vindos da Cozinha.


Quem viveu a K1 sabe exatamente do que estamos falando. Foram 10 meses de muita vivência ativista, em todos os sentidos.

E no que tange o tema: “Culinária”, não faltou oportunidade para quem não sabia cozinhar, se transformar em mestres da arte do que cunhamos por ser: “Freestyle Cooking”.

Pela cozinha, muitas histórias para ser contadas. Começamos a nos aventurar pelo até então deserto terreno da cozinha com a chegada do hoje Chef de Cozinha Diogo Ramos no interior paulista, que nos ofertou algum conhecimento básico sobre sobrevivência na selva (de pedra).

Passou também pela K1, o Bob, pioneiro da culinária crudivora no Brasil e antigo membro da VEGAN STAFF.org do Rio de Janeiro (RJ) e hoje perdido pelo mundo, uns dizem que ele foi para a Lua, mas já ouvi alguém dizer que viu ele em New York aprontando por lá.

E sem contar os grandes nomes, acredito mesmo, que a necessidade fez de cada um dos que viveram por lá, aprendesse antes de tudo, a se virar pela cozinha.

Chegamos a tentar a nos adaptar na culinária crudívora do Bob, mas os bolos de frutas ensinados pelo Chef Diogo eram muitas vezes mais fortes.

E foi em uma dessas tardes onde os estudos sobre atividades que deveríamos desenvolver para inserir a tema Libertação Animal na sociedade local, é que demos uma pausa para uma ida à Cozinha.

Pensamos em fazer um pão de “queijo” VEGAN...

E nisso, um de nós conseguiu uma receita por um site de busca gringo e a receita foi copiada. Mas sinceramente, o cara que publicou a receita nesse site gringo, só poderia estar de sacanagem, porque simplesmente a primeira tentativa, uma pasta branca ficou boiando no óleo que era sugerido pela receita.

Mãos a obra, a VEGAN STAFF.org começou a trabalhar em cima da receita.

Primeira tentativa, completamente furada e após alguns ajustes baseados no bom e velho e as vezes confiável “olhômetro”, chegamos a nossa segunda tentativa.

Não ficou ruim. Mas não ficou bom.


Na quarta tentativa, lembro-me como se fosse ontem, quando abrimos o forno, eu mesmo quase desmaiei.

Voltei às minhas viagens que fizera durante a infância pelos verdes campos do sul de minas.

Das fazendas que visitei e dos cafés da manhã com o pão de queijo legitimo de fazenda!

Eram lindos, de aparência. Verdadeiras obras da mãe natureza.

Bolinhas brancas de esperança de que, se fosse gostoso (tanto quanto a imagem) havíamos descoberto uma verdadeira iguaria.

E isso viemos a descobrir juntos, quando dividimos a primeira bolinha entre 3 membros.

Era igualmente delicioso.

Aos poucos, começamos a ousar... a criar novas variações, com chocolate, com curry, com orégano.

Um grupo foi especialmente designado a levar a receita para o Capítulo da VEGAN STAFF.org do Rio de Janeiro, para que fosse testado.

Ao chegar a comitiva de membros da então K1 em solo Carioca, logo foi lhes passado a sabedoria da receita.

A mãe de um dos membros da VEGAN STAFF.org deu uma incrementada e a deixou melhor ainda e eis que por uma sucessão quase que milenar (mas que aconteceu em menos de um ano... – risos..), hoje já passamos a receita para as mais diversas pessoas.

Em São Paulo, com a criação do capitulo da VEGAN STAFF.org na Capital Paulista, o incômodo de ainda chamar de pão de “queijo”, foi solucionado quando um estudante de Nutrição quis apresentar a fórmula em um trabalho da faculdade. Eduardo Gaievski renomeou o Pão de “queijo” VEGAN STAFF, para simplesmente “Veguithus”.


E eis a tão falada receita:


Ingredientes:

400g de polvilho doce

100g de polvilho azedo

400g de batata

120ml óleo fervendo

300ml água morna

Sal a gosto


Preparo:

Descascar, cozinhar e amassar as batatas. Em uma bacia, misturar os polvinhos e misturar a batata amassada sovar a massa.

Acrescentar o óleo FERVENDO na massa e mexer bem. Acrescentar a água até dar liga para enrolar as bolinhas. Por ultimo, acrescentar sal a gosto, fazer as bolinhas, colocar em uma assadeira (não precisa estar untada) e colocar em forno MÉDIO por cerca de 20-25 minutos.


Variações:

Crie a sua, mas o que sabemos é que a batata pode ser substituída por mandioca ou mandioquinha (as mesmas quantidades). Na massa, também, você pode acrescentar orégano, curry, ou algum tempero que lhe agradar. Ou fazer as bolinhas recheadas com chocolate (VEGAN!) ou goiabada.

O céu é o limite... cria a sua variação.. e..


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário