segunda-feira, 15 de junho de 2009

FONDUE VEGAN

Pois bem, esse final de semana eu testei uma receita ímpar para o clima gelado em que a cidade de São Paulo tem passado ultimamente.

Combina demais com esse friozinho.

Na verdade, tudo foi uma grande idéia da minha namorada. Estávamos eu e ela deitados no sofá, assistindo Tropa de Elite quando ela levantou e deu a idéia:


“Hey!! Vamos fazer Fondue?”


Na hora eu fiquei pensativo, porque eu mesmo não estava muito afim de desenvolver uma mega receita e perder muito tempo na cozinha durante o feriado. Eu queria ficar ali mesmo, deitado com ela, embaixo do cobertor bem quentinho.

Mas ela se adiantou e me convenceu de que seria gostoso e acima de tudo... rápido.

Na verdade, essa receita ela procurou em uma revista Vegetarianos (aquela de capa vermelha, cujo tema era: “Jesus era vegetariano?” – ou algo do tipo). Enfim, o fato é que a receita, logo após ser lida, parecia bem simples.

Corremos para o supermercado mais próximo e compramos os ingredientes que faltavam e realmente, de uma forma muito rápida e simples logo estávamos eu, ela, a irmã, a mãe, o pai e todos os seus 4 ou mais cachorros em volta da mesa de jantar saboreando nada mais, nada menos do que um dos melhores foundues que eu já comi na vida.

De fato, a receita que colocarei por aqui não irei assinar propriamente como sendo “nossa” ou “minha” ou ainda... “dela”, já que a receita foi retirada de uma revista. Porém, eu que acompanhei de perto toda a preparação, vou relatar exatamente o que ela (minha namorada) fez, visto que eu percebi e vi que ela alterou (e muito) a receita original da revista.

E o resultado foi realmente... fenomenal.




Vamos aos ingredientes:


500 g de chocolate meio amargo (usamos, nesta ocasião, o da Garoto);

1 ½ xícara de leite de soja (usamos o YOKI Pura Soja – sem adição de açúcar);

1 colher de chá de essência de Rum;

1 colher de chá de essência de Baunilha;

1 colher rasa de chá de gengibre em pó;

1 pitada de cravo em pó;

2/3 de xícara de leite de coco.

Frutas picadas (01 maça / 02 bananas / 02 pêras / 02 kiwis / 2 cx morango)


Modo de preparo:


Na verdade os ingredientes seguem a sequencia que descrevi aí em cima. Mas o primeiro passo é picotar os 500 g de chocolate e derreter em banho Maria junto com o leite de soja. Quando o chocolate estiver completamente derretido, colocar as essências e os pós e depois de colocar tudo, acrescentar os 2/3 de xícara de leite de coco e deixar em fogo ainda baixo, em banho Maria por mais 10 minutos e nesse período, ir mexendo de tempos em tempos.


Pronto!


Se você tiver aquele rechaud próprio para fondue, essa é uma boa oportunidade de mostrar que ele tem alguma utilidade além de ocupar espaço na estante do armário.. (risos..)

Bom, como eu disse, comeram eu, minha namorada, a mãe, a irmã e o pai dela e sobrou ainda para comermos depois que voltamos do cinema.


Boas degustações!

6 comentários:

  1. Calma aí, chocolate meio amargo da Garoto é vegan? Acho que não hein.

    ResponderExcluir
  2. Chocolate meio amargo da Garoto é vegan sim, chará :) Pode comprar à vontade! haha

    ResponderExcluir
  3. é vegan? na embalagem vem escrito "contém traços de leite". Eu como vegana só consumo produtos onde destacam que não contém lactose ou então "pode conter", quando vem escrito "contém" eu não compro. Sem falar que Garoto é transgênico e testa em animais. To penando pra achar um chocolate em barra 100% vegan...

    ResponderExcluir
  4. CHOCOLATE MEIO AMARGO LEVA LEITE NA COMPOSIÇÃO...

    ResponderExcluir
  5. Galera! O negócio é o seguinte: o chocolate meio amargo da garoto é vegan, sim. O fato de conter traços de leite é relevante apenas para pessoas intolerantes à lactose, assim como aqueles alérgicos a castanhas que precisam dessa informação. Os tais traços são decorrentes do maquinário utilizado na fabricação do chocolate, por isso precisa constar na embalagem. Já o chocolate em si, não possui ingredientes de origem animal.
    Seria como avisar um vegetariano que a panela utilizada pra fazer sua refeição veg ja foi usada anteriormente para fazer um prato com ingredientes de origem animal ;)

    ResponderExcluir